quinta-feira, 20 de maio de 2010

Vocês que fazem parte dessa massa.


João José Maria da Silva...
Faz parte da massa que acorda antes do sol nascer para ir para o trabalho, sai de casa com um pouco de arroz, feijão e um pedaço de carne, que sua senhora colocou em sua marmita.

Já na rua ele caminha longos quarteirões tendo o cuidado para não sujar suas vestes pelo caminho, pois na noite anterior choverá e a lama havia tomado inclusive à calçada.

Quando chega ao ponto de ônibus não escuta uma conversa que não fale dá demora dos ônibus. Enfim dentro do “busão” ele agora ouve uma nova conversa sobre a qualidade do transporte comentam a super lotação do veículo, o descaso dos políticos com o transporte do trabalhador, o preço da passagem, e novamente a demora para chegar ao destino.

Ao chegar ao trabalho escuta o chefe chamar sua atenção pela demora, tenta explicar que a culpa não era dele e sim do ônibus que demorou a passar, mas seu chefe diz que ele que deveria acordar mais cedo, João José Maria da Silva não fala mais pensa “se eu acordar mais cedo, acordarei antes mesmo de ter dormido”, mas ao invés de falar isso ele abaixa a cabeça e promete que isso não se repetirá mais.

Enfim em seu posto de trabalho ele inicia sua tarefa que resumisse em apertar os parafusos de uma porta que será inserida em um carro posteriormente, através de uma linha de produção. Ele passa sete horas e quarenta e cinco minutos por dia fazendo os mesmo movimentos para apertar os parafusos de inúmeras portas que passam por sua fase da linha, o funcionário só tem quinze minutos por dia para lanchar e descansar, O Funcionário Só Tem Quinze Minutos Por Dia Para Lanchar E Descansar, O FUNCIONÁRIO SÓ TEM  QUINZE MINUTOS POR DIA PARA LANCHAR E DESCANSAR...

No fim do dia João José Maria da Silva enfrentará o mesmo caminho, passará as mesmas dificuldades, ouvirá as mesmas conversas, para por fim chegar a sua casa. Quando chega a sua casa logo pega seu prato na cozinha com o mesmo arroz com feijão e um pedaço de carne, e vai para a sala acompanhar com sua mulher e filhos o finalzinho da novela, e aguarda o início do jogo de futebol, pois a seleção do país jogara pelas eliminatórias da copa. Nos minutos de transição entre a novela e a partida e acompanha as propagandas que a TV exibe, em uma delas ele vê um carro da empresa em que trabalha, seu filho  pergunta  pergunta: - “Pai esse carro foi o senhor que fez”. O pai apenas responde: -“Não filho eu apenas trabalho com as portas dos carros”. O jogo começa e não demora muito até a seleção abrir o placar, e logo faz um, dois, três, quatro gols, o jogo termina em 4x0 para a seleção. A família reunida comemora e após o jogo vão para a cama dormir, felizes com a vitória que acabaram de assistir.

No dia seguinte João José Maria da Silva a fim de evitar ouvir novamente seu chefe lhe chamar a atenção, acorda mais cedo para ir trabalhar, mas no caminho é surpreendido por mais uma dificuldade, o ônibus que ele está quebra e inevitavelmente ele chega atrasado. Dessa vez seu chefe não só o repreende como também o ofende, e termina sua bronca dizendo: -“Você está demitido”. Desesperado ele volta para casa, no caminho ele não consegue pensar em como vai dizer para sua mulher e para seus filhos que agora a única fonte de renda que eles tinham, ele havia perdido.

Sem qualquer noção do que fazer João José Maria da Silva decide pelo pior, ele para diante da entrada de um supermercado, com as mãos por dentro da blusa ele finge estar armado e tenta roubar o caixa da loja. Sua tentativa de roubo logo se frustraria, pois em poucos instantes a policia chega ao local o domina. João José Maria da Silva que roubará pensando e ter dinheiro para sustentar sua família foi preso em flagrante.

Aquela família pobre, humilde, que tinha como alegria de viver os momentos que passavam juntos, agora tem o pilar de sua estrutura tirado. A justiça tratou o “ladrão de galinhas” com todo o rigor da lei. Enquanto os políticos, que são os reais culpados dessa história, pois não cumprem com o dever de dar ao cidadão boas condições de vida – trabalho - transporte entras outras obrigações, não são responsabilizados nem por isso e nem pela corrupção que praticam no governo BRASILEIRO. 


2 comentários:

  1. O texto retrata a realidade sim, muito bom por sinal. Sim as muitas promessas feitas por "engravatados" não são cumpridas, mas é válido lembrar que quem os colocou lá foi o povo com sua democracia conquistada. Não quero nem passar perto de defender políticos, muito pelo contrario, só quero lembrar que se eles fazem isso no cargo que tem foi pq alguém os colocou lá.

    .Gabii'

    ResponderExcluir
  2. A democracia é um "Bem" que o povo conquistou mas que não tem dicernimento para usar, antes "ELES" ditavam e eramos obrigados a seguir, agora nós alienadamente acreditamos que decidimos alguma coisa, essa ditaduta é muito pior.

    ResponderExcluir