segunda-feira, 17 de maio de 2010

O papel da juventude em um país democrático

"Vote já”

No período em que o nosso país viveu preso a um regime ditatorial de 1964 – 1985, víamos nas ruas os jovens vestindo camisas com as escritas “Diretas já” ou então “Quero votar para presidente”, mostrando a indignação quanto ao sistema que governa nosso país, na era do ex-presidente Fernando Collor de Mello os jovens pintaram o rosto de vermelho para protestar contra a corrupção do então presidente. Iniciativas que tiveram peso fundamental nas mudanças que ocorreram em nosso país. Mas e hoje onde está a juventude revolucionária? O que fazem com o “voto” direito arduamente conquistado?

Vemos a juventude de hoje mais preocupada com as diferenças entre os grupos, mais interessadas em impor um estilo único, uma única "tribo", do que preocupada e unir-se e lutar por seus direitos perante os governantes desse país. As vestes de hoje refletem muito mais o descaso do que a revolta, as músicas que tocam nas rádios banalizam os princípios básicos da moral de uma sociedade, e a cultura de "massa fecal" imposta pelas mídias, fazem a juventude crescer alienadas as questões de reflexão social.

Pesquisas apontam que os jovens com idades entre 16 e 18 anos afirmam que a descrença com os políticos do país é o que afastam eles das urnas, porém não podemos deixar que a corrupção do estado brasileiro faça do Brasil um país de cidadãos apáticos, se queremos mudanças temos que começar fazendo uma mudança e nós mesmos, na nossa forma de pensar e agir.  

Nesse ano teremos mais uma oportunidade de escolhermos aquele/a que nos representará, que façamos do voto uma arma democrática, vamos cobrar dos eleitos, mesmo que não sejam nossos candidatos escolhidos, todas as suas promessas de campanha e tudo mais que  for de sua obrigação.

Só teremos um país melhor, com mais segurança, educação cultura e lazer si exigirmos os nossos direitos, para isso devemos cumprir nosso dever "Vote Já".

Nenhum comentário:

Postar um comentário