quinta-feira, 20 de maio de 2010

A motivação

Geração coca cola
Em Janeiro de 1985 era lançado o álbum “Legião Urbana”, surgia nesse momento um grupo que se transformaria na maior banda de Rock Brasileira, composta por Dado Villa-Lobos, Renato Rocha, Renato Russo e Marcelo Bonfá. O primeiro disco trouxe algumas músicas que se tornaram sucesso nas rádios do país, como “Será”, “Ainda é Cedo” e “Geração Coca Cola”, essa ultima que rendeu ao grupo a chance de gravar esse primeiro disco por ter agradado aos produtores da gravadora EMI.

A partir daí outras letras marcaram a histórica passagem da Legião Urbana pelas rádios e pelos ouvidos das legiões de fãs que a seguiam. “Que País é esse”, letra composta por Renato Russo em 1978 ainda quando fazia parte de uma banda chamada “Aborto Elétrico”, e que só foi gravada pela Legião Urbana em 1987 no terceiro álbum do Grupo, exprime exatamente o sentimento de cada cidadão brasileiro, seja em 1978 ou em 2010 nos perguntamos “QUE PAÍS É ESSE?”, e questionamos ainda por que mais de 30 anos depois da composição desse grito, desse desabafo, as coisas ainda não mudaram.

“Geração Coca-Cola” foi o primeiro grande sucesso do grupo liderado por Renato Russo e talvez essa letra explique por que anos depois continuamos enfrentando os mesmo problemas de antigamente, como desigualdade, violência, descaso, corrupção. Na letra Renato faz menção à formação de jovens consumidores de culturas estrangeiras principalmente vindas dos Estados Unidos, que além de desprezar a cultura nacional, tornam-se consumidores capitalistas alimentando esse sistema que acentua a desigualdade social. 
Por está Razão “Que País é Esse?” e “Geração Coca-Cola”, juntamente com todas as mensagens transmitidas nas letras da Legião, motivou a criação desse Blog com o intuito de expressar-me diante dos temas contemporâneos ligados a juventude.

Um comentário: