sexta-feira, 9 de julho de 2010

Para frente Brasil “Salve Essa Nação”.

Por que o patriotismo brasileiro só se revela em época de Copa do Mundo?



         Caminhando pelo centro da cidade de São Paulo no dia 15/06/2010, fui surpreendido por algo que eu particularmente não havia presenciado “uma cidade fantasma” não havia pessoas andando pelas ruas, carros, barulho ou todo aquele ritmo frenético que embala a cidade todos os dias. Muito surpreso mi fiz uma pergunta. Onde foram todos?


         Minha pergunta foi respondida instante depois de uma pequena caminhada da estação do metrô da Sé até o Vale do Anhangabaú. Encontrei milhares de pessoas reunidas, caras pintadas, uniformizadas, com “trompetes e trombones”, e gritos de guerra ensaiados. “Logo pensei deve ser uma manifestação, agora sim tudo vai mudar o povo todo se reuniu, para protestar.”

         Engano meu!

         15/06/2010 marcou a estréia da seleção brasileira de futebol, no mundial da FIFA realizado na África do Sul. Aquelas pessoas que encontrei reunidas no Vale do Anhangabaú não eram protestantes, mas sim torcedores unidos para mostrar ao mundo o seu maior orgulho “O FUTEBOL BRASILEIRO”.

         Mas e quanto aos nossos problemas sociais, quando vamos nos reunir para protestar? Quando iremos pintar o rosto, vestir as camisas, e fazer barulho com os “trompetes e trombones” exigindo que mudanças sejam feitas para que tenhamos mais motivos para nos orgulhar do que somente o futebol?

         Por que o patriotismo brasileiro só se revela em época de Copa do Mundo? Talvez a resposta seja pelo fato de não sermos capazes de buscar nossos próprios motivos para nos orgulharmos e quando encontramos 11 homens com coragem e força suficiente para lutar por seus objetivos e sonhos, passamos a vê-los como heróis, que representaram os objetivos e sonhos de toda uma nação.

         Quando os brasileiros irão perceber que temos muito mais a nos orgulhar do que somente pelo futebol, e perceber também que assim como os jogadores lutam pela vitória no campo de jogo, devemos lutar por vitórias no campo da vida. Praticando o patriotismo não só no mês de realização da COPA DO MUNDO, mas durante todo o tempo.

         Ser patriota não é só torcer pela vitória do país, mas sim participar da guerra, em busca da glória.

Um comentário:

  1. Esse patriotismo instantâneo de torcer pelo Brasil na copa do mundo é bem mais fácil do q 'pegar' toda a responsabilidade do seu voto, e diante de toda burRocracia exigir seus direitos. Sem conta q se o Brasil perder a culpa vai ser do técnico da seleção q foi 'mal escalada' e blábláblá, agora dos problemas socias a responsabilidade, msmo q indiretamente, é de todos.

    ResponderExcluir