domingo, 12 de setembro de 2010

A ferida da carne pode cicatrizar, mas a da mente permanecerá.


Em nossa sociedade um cidadão que infrinja a constituição normalmente deve ser punido de duas formas : a medida sócio-educativa, quando o infrator deve cumprir tarefas que promovam um benefício à sociedade, ou a punição é feita através da privação do direito a liberdade (cárcere). Ambas as formas de punição citadas  acima foram definidas como as principais maneiras de manter a ordem em nossa sociedade. Em nenhuma delas o uso de castigos físicos devem ser aplicados. Sendo assim por que os pais para manterem a ordem e o respeito dentro de casa devem praticar agressões físicas ou morais em seus filhos?

Atualmente um assunto muito discutido é a exposição de crianças e adolescentes a programas de TV, filmes, músicas e jogos virtuais que incitam a violência, alguns psicólogos afirmam que o comportamento agressivo de muitas pessoas deriva dessa exposição, o que tem chamado a atenção dos pais que têm procurado manter seus filhos distantes das exibições e incitações à violência. Partindo desse princípio como entender a real posição dos pais que afirmam estar protegendo seus filhos ao privarem o acesso a violência exposta no mundo de hoje, mas que dentro de casa utilizam de castigos físicos para educar seus filhos. Estas agressões poderão causar, futuramente, os mesmo problemas que a exposição à violência causaria como o desenvolvimento de um comportamento agressivo, por parte das crianças e adolescentes.

Albert Camus, escritor e filósofo francês, afirma que “nada é mais depreciável que o respeito baseado no medo”, muitos pais fazem uso da força física para conseguirem o respeito de seus filhos, quando na verdade despertam neles o medo, que pode causar danos irreparáveis a mente desses jovens, como torná-los adultos inseguros, ou depressivos, ou despertar neles uma revolta que pode manifestar-se de forma agressiva e nociva a outras pessoas.

Portanto toda criança deve receber uma educação digna e de qualidade, de forma a construir uma pessoa de caráter e postura. Que saiba respeitar aqueles que fazem parte de sua formação. Constituindo assim cidadão capaz de conviver em ordem e disciplina em sociedade.


2 comentários:

  1. Olá,
    Obrigada por seguir o blog!
    A partir de hoje, estarei visitando o seu também. O conteúdo é muito interessante, parabéns :)
    Um abraço,
    Lau

    ResponderExcluir
  2. Acho q educar um filho é uma tarefa dificil ms atualmente para manter as crianças longe daquilo q ñ o faram bem é bem mais complicado, uma vez q em todo o lugar q vamos ou em tudo o q vemos tem alguma informação q tentam inserir na mente dos vulneraveis. Por isso acho q pra qrer mostrar o q é certo a uma criança apenas pela conversa tem q ter uma paciencia incrivel para repetir inumeras vzes e cm certeza ouvir o retruco de qê "há eu vi isso na novela e é legal", ou então "todo mundo canta essa música mãe". Acho q qndo a preocupação dos pais era cm apenas as peripecias infantis eles dormiam bem mais sossegados, hj em dia além de ter toda cautela em csa tem q estar de olhos atentos a (péssima)invasão de privacidade q o mundo nos coloca hj.
    - Bom texto! Gostei do ponto de vista em q foi feita a analise do tema.

    ResponderExcluir